Revista Crítica de Historia de las Relaciones Laborales y de la Política Social
ISSN versión electrónica: 2173-0822
A Emigração portuguesa para o Brasil e as lutas nos movimentos sociais nos anos de 1890 a 1930 no sudeste brasileiro
Fernando José VIERA DE OLIVEIRA
Universidade de Coimbra
fjoo92@gmail.com
Resumo: A formação da classe operária brasileira é transformada com a chegada dos imigrantes ao Brasil, dando um novo fôlego e novos ideais. No caso dos imigrantes portugueses, eles tiveram contato com as vertentes marxistas e influências do sindicalismo francês. E junto a outros imigrantes e os trabalhadores brasileiros impulsionaram os primeiros movimentos sindicais e greves do início do século XX. Desta maneira, o objetivo do trabalho é analisar a importância dos portugueses, neste contexto, mostrando a influência e a participação nas lutas pelos direitos do operariado. Analisando bibliografias sobre o assunto, utilizando dados para elaborar tabelas e gráficos. Este trabalho pretende contribuir para novos estudos relacionados a imigração de outros países que também participaram dos movimentos sociais brasileiros. Além de observamos que os resultados foram as influências deixadas, no qual sua cultura e ideias foram aderidas por uma nova sociedade e os mesmos aderiram as novas culturas, criando um intercâmbio social.
Palavras-chave: Industrialização, Novas culturas, Italia, España Alemania, Emigração portuguesa, Movimentos sociais, Operariado brasileiro.
Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:
Fernando José Viera de Oliveira (Noviembre 2019): «A Emigração portuguesa para o Brasil e as lutas nos movimentos sociais nos anos de 1890 a 1930 no sudeste brasileiro», en Revista crítica de Historia Laborales y de la Política Social, n. 12 (Noviembre 2019).